Mais Transitável
Mais Sustentável
Mais Acessível
A requalificação da cidade representa uma nova aposta do Município de Chaves, e o investimento feito por todo o Município, com vista na reparação, conservação das ruas, estradas existentes e reforma do espaço público, cumprindo os compromissos que assumimos.
Mais de 14 Km de requalificação rodoviária e viária, transformam Chaves numa cidade mais sustentável e inclusiva.
A obra de requalificação tem como objetivo principal a valorização do espaço público e do património histórico de Chaves, realçando a promoção dos modos suaves de mobilidade, como a bicicleta e a locomoção, com a criação de uma ciclovia e a reparação dos passeios existentes.
Dos trabalhos executados dá-se destaque para a reorganização do trânsito e elevação de estradas, de acordo com a altura dos passeios que também foram reparados, valorizando as pessoas e a sua segurança durante as deslocações. A nível ambiental, foram plantadas novas espécies de árvores, de forma a melhorar os locais a nível urbano e paisagístico, descarbonização e redução de ruído e reparado o sistema de escoamento de águas, que não funcionava corretamente.
O objetivo das intervenções realizadas foi promover o trânsito seguro e confortável para todos, de forma a reduzir o número e gravidade dos acidentes.
Foram implementadas soluções como reforço da sinalização de trânsito e colocação de mobiliário urbano, apoiando as várias atividades que se desenvolvem pelo município.
As operações pretenderam mostrar os resultados descritos acima, assim como, as melhorias da qualidade de vida dos flavienses após as intervenções, a elevação dos padrões de qualidade ambiental, as melhorias das condições de mobilidade e reforço da coesão sócio-territorial e o aumento da atividade da cidade após a regeneração e revitalização urbana.
O Município de Chaves tem vindo a realizar um conjunto de intervenções na malha urbana, com o apoio dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, que muito tem contribuído para conferir atractividade para quem reside e visita.
Com um investimento de cerca de 15 milhões de euros, a regeneração da cidade traduz uma aposta clara no reforço do potencial nos domínios da mobilidade urbana mais sustentável e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para projetar a cidade como destino turístico nacional e internacional.
As intervenções implementadas contemplaram a requalificação de vias municipais, o melhoramento e embelezamento de diversos espaços públicos, a requalificação de infra-estruturas de lazer e a promoção de um estilo de vida saudável.
Esta estratégia permitiu incentivar práticas sustentáveis, através de medidas para proteger o ambiente e reforçar a segurança de todos os flavienses.
Chaves é hoje uma cidade mais cosmopolita e verde, centrada na promoção da eficiência energética, orientada para uma economia de baixo teor de carbono e reforço da arborização, com espaços públicos mais apelativos à fruição como há muito não se via.
Para promoção dos projetos e investimentos realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, a autarquia apresentou candidatura ao Aviso No 01/POAT/2022 com vista à divulgação sobre o investimento efetuado na regeneração urbana, ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.